segunda-feira, 20 de outubro de 2014

O encontro


O ENCONTRO


Ao longo de nossas vidas somos agraciados por Deus por encontros...
O encontro nos permite aproximação, alegria, troca de experiências e aprendizagens.
Há encontros que nos provocam grandes alegrias.
Há encontros especiais e que marcam as nossas vidas
Grandes encontros são marcados em diários, cadernos, calendários.
Existe data de encontros que são celebrados anos a fio...
Nesta noite, queremos celebrar o encontro da sabedoria
O encontro da aprendizagem
O encontro de profissionais
Um encontro de almas apaixonadas por sua profissão.
Vivenciaremos o encontro da integração, do reconhecimento e queremos que ele fique marcado pela descontração, integração, desejos e alegrias.
Certa vez, uma criança ao desvendar o universo da leitura, descobriu-se apaixonada pelo mundo das letras, viajou em poesia, criou finais diferentes para suas histórias favoritas. Enfim, entregou-se à fantasia das linguagens.
E hoje, Daniele, Djacira, Edilene, Eneida, Francilene, Heliane, Luziana, Romilda, Rosemeire, Ozita,Angélica, Afonsina e Lúcia constituem um grupo que com suas habilidades de criar, recontar e escrever, motivam crianças e adolescentes a escrever uma nova história em suas vidas.
O nosso corpo também fala, e desde cedo, algumas crianças perceberam essa linguagens através dos movimentos e sentiram-se fascinados pelas formas, delicadeza de gestos e embriagaram-se no mundo dos esportes.
E hoje, Auricélia, Francielmo e Terezinha contagiam adolescentes com o conhecimento, a alegria e o prazer do cuidar da nossa saúde e do viver bem.
Há alguns anos meninos e meninas brincaram com blocos, lançaram dados, fizeram trilhas, apostaram, desvendaram charadas...Descobriam uma nova linguagem e em meio a incógnitas, catetos e secantes, sentiram-se cada vez mais motivados ao solucionarem situações-problemas.
E hoje, Caetano, Cleidson, Evandro, Francy, Helainy, Jaqueline Nilton, Nonato, Paulo e Rozivânia, desafiam e motivam crianças, jovens e adultos a solucionarem situações-problemas que ultrapassam os muros da escola que são as batalhas da vida.
  Transpondo-se a outros espaços em viagens históricas e milenares, outras crianças perceberam-se fascinadas pela história dos povos e pelas características da Terra.
 Em meios a livros, atlas e mapas, navegaram em rios, escalaram cordilheiras, estudaram a geologia de diferentes áreas do planeta e através dos livros compreenderam o passado e acompanharam a aventura do ser humano nos mais diversos ambientes, suas primeiras descobertas e lutas ao longo dos tempos.
E hoje, Angelina, Antonio, Herlandsson, Iraneide, Lourdes, Margarida e Mário mostram a crianças e adolescentes a importância de se conhecer e respeitar o ambiente através do despertar de uma consciência crítica bem como, estimula-os a conhecer e compreender a história do nosso passado, o presente de forma que seus alunos percebam o impacto que nossas ações e decisões poderão nos acarretar no futuro.
Há também crianças em especial que foram presenteadas com tantos outros dons, que não possuem o diploma da faculdade, contudo foram formadas em suas profissões pela sabedoria de que sabe viver e de quem desde muito cedo aprenderam sua arte e tornaram-se especializadas em cuidar, zelar, velar, organizar, preparar alimentos, etc.
E que hoje, ao executarem suas atribuições na escola, brindam as crianças e adolescentes que atendem com exemplos de motivação, incentivos, encorajam, transmitem lições de vida no seu dia-a-dia. 
Parabéns a todos!

(Texto produzido especialmente para a celebração do encontro do dia dos servidores públicos da Escola Netinha Castelo)

Maria Cristiane Gomes 
outubro/2014
Sobral /Ceará

 P.s: imagem google